Curso "Prática de Educação Ambiental em Unidades de Conservação Marinhas e Costeiras"

Estão abertas as inscrições para o Curso Condensado de Prática de Educação Ambiental em Unidades de Conservação Marinhas e Costeiras, matéria de bacharelado e licenciatura (6 créditos) com vagas para a comunidade externa atuante em UCs. O curso terá um modulo teórico ministrado a distância (Via Plataforma Moodle, acessível por computador ou celular) e a prática condensada no Parque Estadual de Ilha Anchieta, na semana que antecede a Páscoa, quando as aulas regulares da USP são suspensas (19 a 24 de março). 

Áreas costeiras e Oceanos como Unidades de Conservação 

É na costa que se concentra a maior parte da nossa população. Os ecossistemas costeiros e marinhos proporcionam serviços essenciais à sobrevivência humana, como alimentos, manutenção do clima, ciclo da água, controle de inundações e proteção costeira, além da possibilidade de uso recreativo. Os Parques de Proteção Ambiental abertos à visitação devem aliar a conservação ambiental ao uso público e educação.

Educação em UCs

As atividades de Educação Ambiental já desenvolvidas no Brasil contemplando os ecossistemas costeiros tiveram grande importância no desenvolvimento de uma consciência voltada à sua conservação. Embora a educação tenha como papel fundamental a formação da consciência, é necessário desenvolver atividades que sejam conceitual e operacionalmente bem embasadas, dentro de modelos educacionais definidos e testados.

Principais conceitos abordados: bases da Educação ambiental (EA): Tratado de EA para Sociedades Sustentáveis - Rio 92; Lei no 9.795/99; EA marinha e costeira no Brasil e no mundo; Conceitos de Transdiciplinaridade; Transversalidade e Contextualização aplicado a protocolos de EA; Conhecimentos multidisciplinares sobre os ecossistemas costeiros aplicados a EA; Educação formal (ensino fundamental e médio) em ambientes informais; Projetos de pesquisa em educação ambiental. Técnicas e prática de monitoria.

Público Alvo da monitoria: 400 estudantes de ensino básico e médio, que estarão na UC de 19 a 24 de março.

Créditos e certificados: créditos da disciplina (6 créditos), certificado e carteira de Monitor Ambiental Básico.

Inscrições e maiores informações: 03 de novembro a 14 de dezembro no site www.ib.usp.br/ecosteiros2