Aliança




Aliança para a Conservação da Mata Atlântica

A Aliança para a Conservação da Mata Atlântica representa a união de esforços de duas organizações: a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional, pela conservação do rico patrimônio natural, histórico e cultural da Mata Atlântica.

Formada em 2000, a Aliança tem seis programas principais:

- Centro de Biodiversidade e Monitoramento da Mata Atlântica
- Comunicação e Educação Ambiental
- Conservação de Áreas Protegidas Públicas e Privadas
- Conservação de Espécies
- Políticas Públicas
- Opções Econômicas para a Conservação da Mata Atlântica

Nesse período, a Aliança e seus parceiros geraram inúmeras pesquisas e publicações, promoveram quatro edições do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica e apoiaram programas de incentivo às reservas privadas, de proteção de espécies ameaçadas e de fortalecimento institucional.

Grande parte desse trabalho só é possível graças aos recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, sigla em Inglês) que, por meio da Aliança, apóia a proteção de 10,6 mil hectares de Mata Atlântica, com a criação de 63 reservas privadas e o suporte à gestão de outras 31 reservas já averbadas.

A Aliança foi inspirada na visão do "Desmatamento Zero", campanha desenvolvida pela Rede de ONGs da Mata Atlântica e busca incluir a proposta da "Perda de Biodiversidade Zero" e reverter o atual processo de destruição e extinção de espécies no qual se encontra o bioma Mata Atläntica.

A Aliança tem o potencial de gerar grandes benefícios à Mata Atlântica e criar novos padrões de atuação no cenário do movimento ambientalista brasileiro, acelerando mudanças em favor da proteção da biodiversidade. Essa iniciativa busca  incentivar o estabelecimento de novas parcerias e o desenvolvimento de projetos de conservação para esse importante bioma reduzido a menos de 7% de sua extensão original, que está entre os 5 hotspots mundiais mais críticos. 

Na Mata Atläntica que concentra 70% do Produto Interno Bruto nacional e onde vivem 60% dos brasileiros, o que faz da Aliança uma ferramenta para buscar o equilíbrio entre desenvolvimento e a conservação da natureza, tarefa importante mas nada fácil.

Para mais informações, visite:

www.aliancamataatlantica.org.br
www.conservacao.org.br  
www.sosma.org.br
www.cepf.net