Parceiros

Projeto de Fortalecimento do Mosaico Bocaina

O foco principal do Projeto de Fortalecimento do Mosaico da Bocaina é a criação de alternativas para a viabilização e fortalecimento das comunidades de forma sustentável em seu território.

Objetivos Gerais

A partir das discuss√Ķes das necessidades levantadas no Conselho do Mosaico e no I Encontro de Comunidades Tradicionais e √Āreas Protegidas do Mosaico Bocaina, s√£o os seguintes os objetivos gerais do:

a. Contribuir com a consolidação do Mosaico da Bocaina
b. Elaborar Plano de Comunicação do Conselho e do território do MB.
c. Contribuir para a construção de acordos de manejo de recursos naturais no MB.


Apoios / Parcerias

:. Associação Mico Leão Dourado
No in√≠cio da d√©cada de 60 o primatologista Adelmar F. Coimbra Filho estabeleceu as bases para um programa de salvamento do mico-le√£o-dourado. O Programa de Conserva√ß√£o do Mico-Le√£o-Dourado come√ßou no in√≠cio dos anos 70 atrav√©s da coopera√ß√£o entre o Smithsonian Institution / Zool√≥gico Nacional de Washington, o IBDF ‚Äď Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (atual IBAMA) e a FEEMA/CPRJ ‚Äď Centro de Primatologia do Rio de Janeiro. Hoje, o compromisso entre estas institui√ß√Ķes transformou-se num esfor√ßo interdisciplinar e internacional para preservar, proteger e estudar o mico-le√£o-dourado e seu habitat, liderado desde 1992 pela Associa√ß√£o Mico-Le√£o-Dourado.


:. Conservação Internacional - CI Brasil
A CI √© uma organiza√ß√£o privada, sem fins lucrativos, dedicada √† conserva√ß√£o e utiliza√ß√£o sustentada da biodiversidade. Fundada em 1987, em poucos anos a CI cresceu e se tornou uma das mais eficientes organiza√ß√Ķes ambientalistas do mundo. Atualmente, trabalha para preservar ecossistemas amea√ßados de extin√ß√£o em mais de 30 pa√≠ses distribu√≠dos por quatro continentes.


:. Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos 
O Fundo de Parceria¬†para Ecossistemas Cr√≠ticos (Critical Ecosystem Partnership Fund) √© a uni√£o de seis l√≠deres globais¬†comprometidos em apoiar organiza√ß√Ķes n√£o-governamentais e a iniciativa privada na prote√ß√£o de ecossistemas cr√≠ticos amea√ßados.

- Agência de Desenvolvimento da França
- Banco Mundial
- Conservação Internacional CI
- Fundação MacArthur
- Fundo Mundial para o Meio Ambiente GEF 
- Governo do Jap√£o


:. Reserva da Biosfera da Mata Atl√Ęntica - RBMA
A Reserva da Biosfera da Mata Atl√Ęntica - RBMA cuja √°rea foi reconhecida pela UNESCO, em cinco fases sucessivas entre 1991 e 2002, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. √Č a maior reserva da biosfera em √°rea florestada do planeta, com cerca de 35 milh√Ķes de hectares, abrangendo √°reas de 15 dos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atl√Ęntica, o que permite sua atua√ß√£o na escala de todo o Bioma.


:. SOS Mata Atl√Ęntica
A Funda√ß√£o SOS Mata Atl√Ęntica √© uma organiza√ß√£o n√£o-governamental. Entidade privada, sem v√≠nculos partid√°rios ou religiosos e sem fins lucrativos, foi criada em 1986 e tem como miss√£o defender os remanescentes da Mata Atl√Ęntica, valorizar a identidade f√≠sica e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riqu√≠ssimos patrim√īnios natural, hist√≥rico e cultural dessas regi√Ķes, buscando o seu desenvolvimento sustentado.


:. The Leading Travel Conpanies TLTC / Conservation Foudation CF
A TLTC √© uma organiza√ß√£o, sem fins lucrativos, que apoia trabalhos que fomentam o turismo sustent√°vel e que protegem √°reas ambiental e culturalmente sens√≠veis no mundo.¬†√Č uma iniciativa conjunta das empresas AAT Kings, Brendan Worldwide Vacations, Busabout, Contiki Holidays, Eastern Trekker, Evan Evans Tours, Grand European Tours, Haggis Adventures, Insight Vacations, Milestones, Shamrocker Adventures, Uniworld Boutique River Cruise Collection¬†e¬† Trafalgar Tours. A TLTC √© um dos principais patrocinadores do pr√™mio Tourism for Tomorrow Awards, que fomenta o desenvolvimento e a troca de experi√™ncias de pr√°ticas sustent√°veis¬†por operadores tur√≠sticos.¬†No Brasil, TLTC apoia projetos de conserva√ß√£o na Mata Atl√Ęntica.


:. Valor Natural
A Valor Natural é uma organização social sem fins lucrativas, criada em 2004 por pesquisadoras e técnicas da área ambiental, preocupadas em contribuir com a manutenção da impressionante riqueza da fauna, flora e paisagens naturais brasileiras. 


Projeto de Fortalecimento do Mosaico Bocaina / Implementação

Gest√£o:

Caminhos de Cunha - OSCIP
Centro de Fomento Social e Cidadania
http://www.caminhosdecunha.org.br/projetos/mosaico-bocaina/

Sergio Pinchiaro - Cunha Paraty Ag. Tur√≠stica ‚Äď Representante da
Sociedade Civil ‚Äď Turismo, Membro fundador e Conselheiro Fiscal da Caminhos de
Cunha.

Componentes:

:. Estruturação
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , secretária MB

:. Plano de Comunicação
Instituto EcoBrasil
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , coordenador
    equipe: Ariane Janér, Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

:. Levantamento de Pr√°ticas Sustent√°veis no Mosaico Bocaina
Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta ACIA
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , coordenadora